Porque ainda não temos o táxi-lotação?
Em debates recentes visando à
aprovação de lei municipal de transportes e mobilidade, estranhamos a ausência
do modal táxi-lotação entre as propostas de deslocamento em Parauapebas. Ora,
este modal é legalizado em Marabá e noutras cidades paraenses, como há diversos
mandatos de inclusão, via judicial, a diversos prefeitos do pais. Porque não
aproveitar a oportunidade e nos legalizar, determinando horários, rotas e
destinos?
Para nossa surpresa, ninguém
questionado conseguiu explicar a ausência e falta de oportunidade. Nossos
veículos são novos, temos bom preço e estamos ganhando dinheiro com nosso
trabalho. Qual o problema apresentado?
As massas estão a favor do
táxi-lotação. As pessoas exigem uma posição publica das autoridades no
sentido de legitimar nosso produto.
Temos clientes e estamos dispostos a investir em novos veículos, em atender o
idoso e o estudante. Temos um conforto que
apenas os táxis comuns rivalizam. Mesmo assim somos MAIS SUSTENTÁVEIS,
pois tiramos veículos e poluição das ruas. Nosso passageiro é aquele que deixa o
seu carro em casa para economizar. Não vai apenas ele num carro, seria
substituir o seu. Não, ele divide com outros quatro proprietários de veículos,
retiramos quatro veículos das ruas, desafogando o transito caótico de
Parauapebas. Então qual é a questão?
Para responder estas questões
fomos as ruas buscar a opinião do maior interessado, o usuário final. Não foi
surpresa as respostas para nós. Não será surpresa também para as pessoas que
estão contra nos, elas estão contra a população, a maioria que é esmagada
diariamente, pelo interesse pessoal dos políticos de esquina e por grupos que
agem como facínoras. Defendem um sistema ultrapassado de mobilidade urbana. Apreciam o que o povo,
soberano, gritam nas pesquisas.
Quando perguntados que nota
dariam de 0 a 10, para o serviço de vans de Parauapebas, a totalidade da
população, cerca de 80% deram nota de a 0
a 4. Cerca de 50% deram nota 0 ao serviço de transporte atual de Parauapebas.
Vejam a gravidade do que estamos vivendo. Não bastam agencias bancarias lotadas, hospital
municipal sucateado, políticos não confiáveis. Não temos sistema de transporte
público. Todos responderam a esta pergunta.
Na avaliação direta do serviço
de moto-táxi, que acreditam serem nossos rivais, 19% deram nota 0 e 45% deram nota de 1 a 4. Péssimo, mesmo para um
serviço sem controle, com motoqueiros cobrando uma tarifa pessoal, colocando em
risco seus clientes e agindo de forma grosseira, desconfortável e
irresponsável, bem sob as vistas das autoridades constituídas. Queremos e
podemos fazer muito melhor.
Seguinte, avaliamos também o
serviço de táxi-tradicional. Vale ressaltar que 43,1% das pessoas deram nota de
5 a 9, o que é muito bom. Mas também 46,5% deram nota de 0 a 4, o que demonstra
claramente a insatisfação das pessoas com este serviço que é diferenciado e
deveria ser e estar melhor estruturado, tendo um retorno avaliativo melhor.
Apenas 10% dos entrevistados deram conceito Maximo, nota 10.
Foi perguntado a população qual seria a
avaliação do serviço incipiente de táxi-lotação de Parauapebas. 65,5% dos
entrevistados deram nota máxima ao nosso serviço e 28,4% deram nota
intermediaria, de 5 a 9. A avaliação
positiva deste modal, bate nos 93,9%. É uma avaliação excepcional,
principalmente se levar em consideração as condições de trafego de Parauapebas.
Significa que este serviço esta superando todas as dificuldades e apresentando
um desempenho único e espetacular. O povo avalia bem o que o atende. Este serviço é realizado por pessoal
treinado, em veículos próprios, conduzidos por seus proprietários. Portando trata-se
de um serviço especial. Acreditamos ser o momento para sua legalização. Assim
estará estipulado rotas, valores, e fiscalização adequada. Não adianta manter
na ilegalidade um serviço que a população quer. Este índice de aceitação, em
93,9% supera todas as limitações e dificuldades que alguns querem colocar.
Estão na verdade cedendo ao lobby de outros. O povo quer. É mais uma
oportunidade dos políticos seguirem as massas.
Perguntamos também, a quem de
interesse, o usuário do modal, se a cidade de Parauapebas precisa de mais um
serviço de transporte, neste caso, o táxi-lotação. Massivamente, 97,4% das
pessoas responderam sim e apenas 2,6% disseram não. Impressionante. Trata-se de
um apelo das massas para a legalização desse serviço agora. Se não temos nada
que agrade as pessoas e agora temos o táxi-lotação, que é sucesso absoluto,
porque não legalizar tudo? Manter o velho para depois introduzir o novo?
Depois foi perguntado as
massas, quem deve autorizar o modal táxi-lotação. Muito bem sintonizados, 55,2%
chamaram o prefeito a responsabilidade de devolver seus votos em serviços e
facilidades para a população que acreditou nele. Cerca de 10% apontaram os
vereadores, não vamos discutir. Mas 65,2% reconheceram a responsabilidade de
pessoas eleitas por eles para fazerem o melhor e atenderem seus anseios. O
restante respondeu a sociedade e também tem razão. Se a sociedade mobilizar,
este serviço será legalizado. Marabá e tantas outras cidades paraenses tem seu
serviço legal. Porque não Parauapebas?
Por fim, foi perguntado, qual seria a melhor rota para os
táxis-lotação? Massivamente, 69% responderam toda a cidade. Ou seja, rotas em
todos os bairros, lugares e etc. pessoas responderam que rota das vans – 11,2%.
Expressivos 18,1% acabaram deixando em branco e 1,7% não souberam responder.
Concluindo este breve e
importante estudo, esta agora nas mãos das autoridades decidirem. Jamais vamos
concordar com a falácia de que precisa organizar primeiro com o que já se tem.
Não temos nada. Apenas serviços desorganizados, cada um fazendo o que quer.
Estamos dispostos a colaborar, temos um bom negocio em mãos e não vamos abrir
Mão. Queremos a regularização já.
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