O RODOANEL DE
SÃO PAULO
Após atraso de mais de um ano, últimas obras do
Trecho Leste do Rodoanel, em São Paulo, são entregues
Estão concluídos os 43,5 km de pistas que fazem a interligação entre o
Trecho Sul, no município de Mauá, e a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em
Arujá
Da
redação da PINIweb
26/Junho/2015
Os últimos 5,5 km
do Trecho Leste do Rodoanel, em São Paulo, foram concluídos e inaugurados nesta
sexta-feira (26) pela Concessionária SPMar. Assim, ficam concluídos os 43,5 km
de pistas que fazem a interligação entre o Trecho Sul, no município de Mauá, e
a Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Arujá - os outros 38 km foram abertos em julho
do ano passado.
O segmento inaugurado vai da Dutra à Rodovia Ayrton Senna (SP-070). A
obra foi criticada, inclusive pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin,
pelo seu atraso: foi entregue 474 dias após a previsão inicial. A Agência de
Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) definiu uma multa de R$ 63 milhões
pela construção lenta, mas ainda não enviou notificação para a concessionária,
que poderá apresentar um recurso.
A emissão das
licenças ambientais foi a justificava da SPMar pela demora. "As aprovações
dos projetos do entroncamento com a Rodovia Presidente Dutra só ocorreram em
outubro, 15 meses após o previsto", disse em janeiro a concessionária. "Entre todos os trechos do Rodoanel construídos até hoje, o
Trecho Leste se destaca por apresentar grande complexidade e ter sido erguido
em uma região de grande impacto ambiental, sobre as Várzeas do Tietê e do
Guaió. Na sua concepção, mesmo tendo que arcar com um custo maior, a SPMar
investiu em estudo de engenharia e optou pelo uso de tecnologias que pudessem
reduzir os impactos nos mananciais", continuou.
Com investimento de R$ 4,5 bilhões, o Trecho Leste do Rodoanel começou a
ser construído em 2011 e consumiu 51 mil toneladas de aço, 527 mil m³ de
concreto e 1,6 milhão de m³ de pedra brita. A obra ainda movimentou 19 milhões
de m³ de terra e possui 110 km de barreiras de proteção, 1,2 milhão de m²
pavimentados e 13,9 km de pontes e viadutos. Ao todo, 12,6 mil pessoas
trabalharam na via.
O objetivo do Trecho Leste do Rodoanel é contribuir para a redução de
congestionamentos e queda de níveis de poluição na cidade de São Paulo. Além
disso, facilitará o acesso a dois dos principais pontos logísticos do país: o
Porto de Santos e o Aeroporto de Guarulhos. A estimativa é de que a redução do
tempo de viagem entre a Baixada Santista e Guarulhos seja de cerca de 30%,
proporcionando maior ganho aos transportadores e agilidade na locomoção de
cargas.
Atualmente o Trecho Leste tem fluxo atual de cerca de 20 mil veículos
diários, mas a previsão é de que atinja 48 mil veículos diários com a abertura
do novo segmento à zero hora deste sábado (27).
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