Com
investimento de R$ 1,2 bilhão, primeiro trecho do VLT Carioca inicia a operação
Primeira fase do sistema, que será utilizada na
Olimpíada, terá 18 km de extensão, 17 paradas e uma estação. Outro trecho está
previsto para o segundo semestre
Luísa
Cortés, do Portal PINIweb
6/Junho/2016
Foi
inaugurado no último domingo (5) na Avenida Rio Branco o Veículo Leve sobre
Trilhos (VLT) Carioca, que vai integrar todos os meios de transporte do Centro
e da Região Portuária do Rio de Janeiro: barcas, metrô, trem, ônibus,
rodoviária, aeroporto Santos Dumont, Teleférico da Providência, terminal de
cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil. O sistema tem, ao todo,
28 km de extensão.
Com investimento de R$ 1,2 bilhão, primeiro trecho
do VLT Carioca inicia a operação
André
Motta/Brasil2016.gov.br
A primeira etapa de operação do
VLT, porém, percorre o trecho da Rodoviária Novo Rio até o Aeroporto Santos
Dumont, um caminho de 18 km, 17 paradas e uma estação. A ligação entre a
Central do Brasil e a Praça XV, com 10 km de extensão, tem inauguração prevista
para o segundo semestre.
Nesta primeira fase, somente oito
paradas das 17 vão funcionar na operação comercial. São elas: Parada dos
Museus, São Bento, Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio
Carlos e Santos Dumont.
O horário vai ser de segunda a
sexta-feira, das 12h00 às 15h00, sendo estendido a cada semana até o dia 1º de
julho, quando funcionará plenamente. Até a Olimpíada, as demais paradas serão
liberadas. Vale lembrar que nesse primeiro mês, a passagem será gratuita e
agentes da concessionária acompanharão o cotidiano da operação para esclarecer
eventuais dúvidas sobre pagamentos, trajetos e novos procedimentos.
Para o secretário executivo de
Coordenação de Governo, Rafael Picciani, é importante que o VLT seja
implementado de forma segura à população carioca. "Nos preocupamos agora
com a segurança dos pedestres e o respeito dos motoristas aos cruzamentos. O
pedestre precisa estar atento porque o trem é silencioso e os motoristas devem
respeitar e preservar os cruzamentos, principalmente, da Avenida Presidente
Vargas com a entrada da Rio Branco", afirma.
Para que nenhum acidente ocorra, a Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Concessionária do VLT Carioca prometeram intensificar campanhas educativas e ações a respeito do novo sistema sobre segurança. Desde março já opera a campanha #OlhonoVLT, que chama a atenção para pedestres e motoristas.
Para que nenhum acidente ocorra, a Prefeitura do Rio, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Concessionária do VLT Carioca prometeram intensificar campanhas educativas e ações a respeito do novo sistema sobre segurança. Desde março já opera a campanha #OlhonoVLT, que chama a atenção para pedestres e motoristas.
O VLT, quando em operação plena,
funcionará 24 horas por dia, com 32 trens, e terá capacidade para transportar
300 mil pessoas. Máquinas de autoatendimento permitirão a compra de bilhetes em
todas as paradas e estações.
O meio de transporte é movido à eletricidade, por meio de Alimentação pelo Solo (APS), com energia captada de um terceiro trilho instalado entre os trilhos de rolamento do trem, dispensando o uso de fiação aérea.
O empreendimento custou R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões de recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e R$ 625 milhões por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) da Prefeitura do Rio de Janeiro. As obras foram executadas pelo Consórcio VLT Carioca, formado pelas empresas Actua - CCR, Invepar, Odebrecht Transportes, Riopar, RATP e Benito Roggio Transporte.
O meio de transporte é movido à eletricidade, por meio de Alimentação pelo Solo (APS), com energia captada de um terceiro trilho instalado entre os trilhos de rolamento do trem, dispensando o uso de fiação aérea.
O empreendimento custou R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões de recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e R$ 625 milhões por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) da Prefeitura do Rio de Janeiro. As obras foram executadas pelo Consórcio VLT Carioca, formado pelas empresas Actua - CCR, Invepar, Odebrecht Transportes, Riopar, RATP e Benito Roggio Transporte.
Avenida Rio Branco
Junto com a inauguração do VLT Carioca, a Prefeitura do Rio de Janeiro também revitalizou o que passaram a chamar de Passeio Público da Avenida Rio Branco, que tem 14,4 mil m² entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia. Dessa área, 9 mil m² são utilizadas para convivência ao longo de seus 600 metros.
O local ganhou 35 árvores, 1.620
m² em canteiros verdes, bicicletários, 70 bancos e nova iluminação pública. A
área de grande movimento passa a oferecer aos frequentadores do Centro um
espaço de circulação exclusiva para pedestres, ciclistas e para o VLT ao longo
do caminho cercado de prédios históricos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário