segunda-feira, 24 de maio de 2021

temporada de seca terá que economizar agua nos condomínios

 Temporada mais seca exige economia do consumo de água nos condomínios

Temporada mais seca exige economia do consumo de água nos condomínios

Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o mês de abril terminou com apenas 10,8% do volume de chuvas esperado para o mês, e a tendência para os próximos meses é que chova ainda menos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A temporada de secas já começou na cidade de São Paulo. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o mês de abril terminou com apenas 10,8% do volume de chuvas esperado para o mês, e a tendência para os próximos meses é que chova ainda menos. Por isso, especialistas recomendam iniciar desde já a economizar água –evitando um possível desabastecimento, e reduzindo o valor das contas.

Nos condomínios, a conta de água costuma representar entre 15% e 20% das despesas totais, segundo o gerente condominial Tarcísio Mota, da administradora Graiche.

O valor cresce com a disponibilidade de áreas comuns, como piscinas, saunas e academias, que costumam bombar no período de férias.

"Em junho, o consumo começa a aumentar. Mas a pandemia aumentou a demanda durante todo o ano", explica. "É preciso então analisar onde o gasto é maior: nas áreas comuns, ou nos apartamentos".

Mota recomenda que a administração que queira incentivar a economia de água aposte menos em assembleias, que podem ter pouca presença, e foque no atendimento individual aos moradores. Uma vistoria técnica, para identificar vazamentos e outros problemas, é um bom começo.

A iniciativa também pode partir dos moradores. Além de extinguir o "pinga-pinga", fechar as torneiras sempre que possível e adotar banhos mais curtos, o gerente aconselha prestar atenção nos vasos sanitários com caixa acoplada: "Há chance de vazamentos quase imperceptíveis quando não há manutenção".

Outra dica é diminuir a vazão de torneiras e do próprio vaso sanitário. Mota recomenda instalar redutores nas torneiras e colocar uma garrafa pet dentro da caixa acoplada, restringindo o espaço ocupado pela água e reduzindo o consumo.

O síndico profissional Eric Abuleiz conta que, em casos onde atuou, a individualização das contas ajudou muito na economia. Quando o morador paga apenas pela água que gasta em sua casa, e não pelo coletivo, há mais atenção para os próprios hábitos de consumo -o que incentiva a economia.

A individualização também pode ajudar nas contas do próprio condomínio: com moradores mais atentos ao consumo e com maior controle do valor pago, a inadimplência pode cair. Mas é necessário prestar atenção também em como os funcionários usam a água para o serviço (principalmente na jardinagem e limpeza), e incentivar moradores a consumirem menos nas áreas comuns.

Abuleiz recomenda investir ainda num sistema de aproveitamento da água da chuva. "Captamos de poços que ficam no subsolo e jogamos em um reservatório, que tem um sistema simples de tratamento de água", conta, "e usamos para regar o jardim e lavar o pátio".

 Noticias:https://www.noticiasaominuto.com.br/brasil/1806980/temporada-mais-seca-exige-economia-do-consumo-de-agua-nos-condominios

Nenhum comentário :

Postar um comentário